Colocar silicone é perigoso? Saiba toda a verdade!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Silicone e riscos

Todo procedimento cirúrgico envolve riscos. Da mesma forma que existem acidentes aéreos e você não deixa de viajar de avião por causa disso. Os riscos fazem parte da vida. Agora, entender os riscos é diferente de se colocar em risco.

Quando investimos nosso tempo em conhecimento e calculamos nossas decisões, encontramos a motivação e coragem para conquistar nossos sonhos de forma segura e consciente.

Essa é a proposta deste artigo. Entenda os riscos envolvidos na cirurgia de prótese de silicone para que todas as medidas sejam tomadas na prevenção deles.  

Como realizar com segurança sua cirurgia de prótese de mama

Invista na segurança e escolha uma clínica especializada. Conheça profundamente o profissional envolvido e garanta que contará com a infraestrutura e apoio necessário tanto no pré, como durante e no pós-operatório.

Investigue a opinião de quem já se operou junto ao profissional da sua escolha pois isso reforça a confiança e atesta a experiência dos envolvidos.

A prevenção começa logo na 1a consulta, quando seu médico poderá orientar todas as medidas necessárias, exames envolvidos, escolha da prótese e análise fiel das suas condições para viabilizar a cirurgia.

Existem cuidados básicos desde o pré-operatório, assim como no pós. Antes da cirurgia, montamos um infográfico explicando o passo a passo de cuidados .

Já para o pós-operatório, há um conjunto de cuidados que são alinhados junto ao médico, além das tradicionais 3 semanas de repouso: 

  • Não levantar os braços;
  • Não carregar peso;
  • Não fazer esforço;
  • Não dormir de bruços;
  • Usar o sutiã indicado pelo seu médico no pós;
  • Seguir todas as orientações do seu médico;

Ter disciplina em todas as etapas é fundamental na prevenção de riscos. 

Riscos da cirurgia de prótese de silicone

Lá no início do post fizemos uma alusão aos acidentes aéreos, não é mesmo? São casos raros, mas podem acontecer. Na cirurgia de prótese de silicone, há algumas situações também raras, mas que você deve entender. 

Fonte: cnn.com

Deslocamento de Prótese Mamária

Se você se deitou e acreditou que a mama se deslocou para o lado, fique calma. Isso é normal, é uma tendência anatômica e não significa que sua prótese deslocou.

Agora, quando não se obedece aos cuidados indicados no pós-operatório ou enfrenta-se algum trauma, a prótese pode deslocar ou até mesmo rodar. É necessário observar se há mudança estética na aparência, guiando-se especialmente pelas aréolas.

Os exames de rotina também poderão indicar essa condição, seja por meio de ultrassonografia, ressonância magnética e/ou mamografia com prótese de silicone.
Fique calma procure seu médico que esse “deslocamento” tem tratamento e solução.

Rompimento da Prótese de Mama

É muito raro uma prótese de mama estourar. Agora, em caso de forte trauma, como um acidente de alto impacto ou uma perfuração , por exemplo, caso a prótese estoure, lembre-se que se trata de um gel coeso ( como se fosse uma gelatina ) e ela não vazará pelo organismo.

Infecção de Prótese de Silicone

Isso pode ocorrer devido a dois pontos:
1) Quando a cirurgia não é realizada em um ambiente com as condições de higiene ideais e
2) Caso não haja higiene no cuidado com os pontos, o local pode ser contaminado por bactérias.
Febre, inchaço e vermelhidão são sinais.
Porém, as consultas de retorno poderão diagnosticar e orientá-la sobre o uso de antibióticos e a necessidade ou não de trocar a prótese.

Rejeição da Prótese de Silicone

A rejeição é uma resposta natural do organismo quando uma prótese por ser, naturalmente, um “corpo estranho”, faz com que o corpo crie uma cápsula ao redor do implante.
O problema é quando essa cápsula se torna mais rígida e gera dores.

No passado, a rejeição era mais comum porém, com os avanços tecnológicos referentes as próteses vem se sofisticado cada vez mais e, quando a cirurgia acontece sem intercorrências, utilizando-se de próteses regulamentadas e certificadas, o índice de rejeição beira 0,5%.

Nesses casos, o seu médico cirurgião é o seu principal guia, orientando nos procedimentos necessários para corrigir o problema, desde os exames envolvidos até a remoção da prótese que sofreu a contratura capsular .  

O que fazer para minimizar os riscos da cirurgia?

Se você leu até aqui, certamente percebeu a importância de escolher um profissional experiente, uma clínica segura, contar com o apoio em todas as etapas envolvidas na jornada rumo ao sonho de colocar silicone.

Conhecimento, disciplina e orientação adequada são a tríade que o seu sonho precisa para ser realizado.

E, para minimizar os riscos, o caminho é entender e escolher o profissional adequado, que poderá efetuar o procedimento da melhor forma possível e, numa intercorrência, auxiliá-la a corrigir o problema também do modo mais seguro possível.

Doutor Prótese é uma clínica especializada em Prótese de Mamas. A nossa filosofia é ajudar você a conquistar o seu sonho, proporcionando segurança e bem estar, desde o pré até o pós operatório. Para mais informações, entre em contato

Fechar Menu

Agende sua consulta

Quer colocar silicone? Entre em contato com a nossa equipe e resgate sua autoestima. Seu sonho está ao seu alcance!