Anticoncepcional realmente aumenta os seios?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

As pílulas anticoncepcionais atuam dentro do corpo da mulher como reguladoras dos hormônios femininos.

Os benefícios dela podem ser observados na pele, na diminuição dos efeitos da menstruação e, principalmente, para evitar gravidez.

Contudo, elas também causam efeitos colaterais no corpo, que devem ser observados. Dentre eles, o aumento dos seios, porém há uma explicação.

Inchaço dos seios pela retenção de líquidos

O período de adaptação à pílula traz um efeito que chama a atenção das mulheres, as mamas mais cheias.

De fato isso acontece, mas não se trata do aumento das glândulas, e sim de um inchaço no tecido mamário.

Obviamente este efeito varia de mulher para mulher, com maior ou menor intensidade.

O organismo tem que sofrer o menor impacto colateral possível, por isso é importante sempre consultar o ginecologista para saber a pílula mais adequada ao corpo.

O aumento dos seios por causa do inchaço mamário pode levar a dores ou desconfortos nas mamas e também nas costas.

Por isso, apesar de muitas mulheres que desejam ter os seios mais fartos se aproveitam deste efeito, ele não é benéfico para a saúde.

Os ginecologistas são unânimes ao repreender este efeito colateral do anticoncepcional, afinal ele também aponta um descontrole na retenção de líquidos.

Logo, não existe o aumento efetivo dos seios das mulheres, mas sim o inchaço provocado pela retenção de líquidos.

Este acúmulo não acontece somente nas mamas, mas também em outras diversas áreas do corpo, de modo que é necessário fazer algumas atividades para liberar estes líquidos.

Dica 2

Aumento de peso e o que pode ser feito para ajudar a desinchar

Estudos médicos e científicos apontam que a pílula anticoncepcional pode aumentar o peso total da mulher em até um quilo por ano.

Portanto, todas devem prestar atenção nos efeitos do medicamento em seu corpo.

O ideal é que se combinem as ações do médico ginecologista com o médico endocrinologista, que é especializado em glândulas hormonais. Assim, é possível levantar as causas, que podem ser a própria pílula, mas potencializada pela genética e má alimentação.

A mais recomendada prática para a redução de líquidos acumulados seja nos seios ou nas demais partes do corpo, é a prática de exercícios físicos com regularidade.

Não precisa ser algo pesado ou muito elaborado, porém o corpo deve estar em movimento.

A caminhada diária de 30 minutos ajuda o organismo a absorver e expulsar estes líquidos. Isso acontece porque aumenta a circulação sanguínea, que também ajuda a evitar novas retenções.

Hormônios femininos controlados pelas pílulas anticoncepcionais

Os dois hormônios femininos mais importantes para o corpo da mulher e que as pílulas anticoncepcionais atuam são o estrogênio e a progesterona.

O primeiro é produzido desde a puberdade, aumentando a sua produção ao longo do tempo.

Ele oportuniza o desenvolvimento sexual e as mudanças no corpo como o aumento dos seios e as formas mais arredondadas.

Quando adulta, a mulher tem o estrogênio como o regulador do revestimento do útero durante o ciclo menstrual e ainda tem impacto direto com o metabolismo, sensibilidade da insulina e peso corporal.

Já a progesterona apresenta várias funções, mas principalmente atua como reguladora do ciclo menstrual e do preparo do útero para a gravidez.

Ela também pode contribuir para o desenvolvimento mamário. As pílulas anticoncepcionais tem papel regulador em todos estes hormônios. 

Doutor Prótese é uma clínica especializada em Prótese de Mamas. A nossa filosofia é ajudar você a conquistar o seu sonho, proporcionando segurança e bem estar, desde o pré até o pós operatório. Para mais informações, entre em contato

Busca

Categorias do blog

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Curta nosso Facebook

Siga nosso instagram

Últimos Posts

Fechar Menu